julho 21, 2011

Os negros em destaque no mundo hoje

Silvia Novaes, 24 anos, Miss Itália 2011.
Essa semana fomos expostos à notícia de que a brasileira Silvia Novaes, de 24 anos, foi eleita Miss Itália. Um detalhe que desagradou a alguns é o fato dela ser negra. A modelo e descendente de italianos foi escolhida pela própria população italiana, e desde então tem recebido ofensas de várias partes do mundo, pela internet.

Segundo entrevista dada pela mesma ao Jornal Hoje, da Rede Globo,  nesta última quarta-feira, 20, ela diz sempre ter recebido ofensas, mas sempre pela internet. Nunca ninguém teve a coragem de falar cara a cara.

Mesmo diante de toda essa polêmica, é preciso pensar que a Itália, um país de primeiro mundo, escolheu uma negra como sua representante da beleza, fato semelhante acontece nos Estados Unidos que escolheram um negro para ser seu governante.

O racismo ainda existe. É possível ver uma diminuição progressiva, mas ele ainda existe. A cada fato como este que acontece, de negros estando em lugares de destaque, outros negros se sentem mais confiantes a lutar por seus direitos, a enfrentar o medo e viver de igual para igual com todos, como deve ser.

Na última segunda feira, 18, Nelson Mandela, ícone da luta contra o racismo na África, completou 93 anos e a população celebrou com alegria a data. O fim do regime apartheid veio a trazer esperanças para um povo sofrido, considerado o berço da humanidade. Mesmo assim a vida na África ainda é muito difícil.

Apesar de tudo que acontece, os negros têm se tornado cada vez mais importantes, mais influentes. E isso tende a se tornar cada vez mais constante em nossas vidas. A população mundial está em constante crescimento e as miscigenações são inevitáveis. Não existirão mais populações fechadas, puras, como Hitler queria. A globalização das raças é cada vez mais constante e interessante, difundindo culturas, costumes, cores e diversidades.

Por Bruno Ribeiro

Um comentário:

Moments of my life disse...

Muito legal seu post...seguindo!

Se der dá uma visitinha no meu!

www.momentsofmylife-apblogspot.com