dezembro 09, 2008

Americanos?


O tema que venho abordar hoje é a acomodação dos americanos quanto à submissão aos “americanos”. Isso mesmo. Porque quem nasce nos Estados Unidos da América, pode ser chamado de Estadunidense ou Americano. Mas eles preferem vestir o rótulo de americanos, como se em toda a América, só eles pudessem levar o substantivo. Enquanto os verdadeiros americanos se abaixam para isso e preferem aceitar que a grande potência se sinta sobre todos. A influência disso é tanta, que para os Estadunidenses, a América é dividida de tal forma: Dos EUA pra baixo América Latina, e para cima é a América.

Pode ser que ninguém tenha parado pra pensar nisso antes, mas a imprensa do mundo inteiro já se acostumou ao fato. O mundo inteiro os reconhecem como americanos, e o resto dos cidadãos da América são Mexicanos, Chilenos, Brasileiros, Argentinos, Panamenses, Cubanos. Realmente será impossível mudar isso. Foi um título que eles conseguiram passando por cima de todos durante décadas.

Bem, o que quero é alertar que o nome de americano nós já perdemos. Precisamos ter cuidado para não perder de vez nossos costumes, nossa cultura, nosso jeito de ser.


Bruno Oliveira Ribeiro


Posts relacionados

Nenhum comentário: