novembro 11, 2008

Senado aprova novo limite de IMC

Bem pessoal, depois de termos abordado esse assunto algumas vezes aqui no Mania, viemos trazer uma notícia boa. O mundo da moda já não podia ficar como estava. Finalmente as pessoas estão se conscientizando. O Senado brasileiro aprovou um projeto que prevê um padrão de IMC (Índice de Massa Corporal) para as modelos.

Hoje o índice considerado normal é o IMC de 18 pontos, mas para o Ministério da Saúde, um IMC de 18,5 já corre o risco de ter alguma disfunção alimentar ou problema de saúde. O projeto aprovado pela comissão de Ciência e Tecnologia do Senado proíbe modelos muito magras de desfilarem ou aparecerem em anúncios. Mas, médicos e estilistas discordam da proposta.

As modelos também discordam. Muitas com IMC de 16 ou 17 pontos dizem que estão com a saúde ótima e não sofrem de bulimia ou anorexia. E ainda que não precisariam engordar alguns quilos a mais, pois se sentem bem como estão e esse é o normal delas.
O problema é que essas são exceções. A maioria nunca está satisfeita com o corpo e quer emagrecer cada vez mais.

Esse projeto pode ser um bom caminho para se começar a pensar no assunto aqui no Brasil, já que outros países já o discutem. Se o projeto virar lei, a top Giselle Bündchen não mais poderá desfilar aqui, já que seu IMC é abaixo de 18.

Nenhum comentário: