janeiro 17, 2009

O Brasil está com saudades de Minas


O Brasil está com saudades de Minas.

Durante muitos anos a política em Minas Gerais se mostrou forte, o presidente mais idolatrado no país até hoje, Juscelino Kubsticheck saiu desse Estado, este fez mudanças drásticas no Brasil, como ele mesmo disse, fez o país desenvolver 50 anos em 5, foi gestor da capital em Brasília, e de vários outros projetos, e quando era governador em Minas Gerais, “fez” a Pampulha, hoje o cartão postal da cidade de Belo Horizonte, fora toda a reviravolta no centro da capital mineira, praça Raul Soares, “pirulito da Praça Sete etc.

Ouve um período denominado de “Política do Café com Leite” É o período da República Velha em que o país foi governado por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário de Minas Gerais e São Paulo. Esta denominação - Política Café-com-Leite - surgiu da evidência do sustentáculo econômico dos dois estados: São Paulo produzia café e Minas Gerais , leite. Revezavam-se no poder representantes do Partido Republicano Paulista, PRP, e do Partido Republicano Mineiro (PRM), que controlavam as eleições e gozavam do apoio da elite agrária de outros estados do Brasil. Instalou-se o poder dos governadores dos estados ( Política dos Governadores), que eram indicados pelo governo federal. Os governadores tinham a prerrogativa de destituir os deputados eleitos que não lhes fossem afeitos. O voto não era secreto o que tornava o voto a cabresto uma pratica comum. Este período iniciou-se após a fase republicana denominada República da Espada (1889-1894)- que teve como presidentes Mal Deodoro da Fonseca e Mal. Floriano Peixoto e seu final foi determinado pela Revolução de 1930, com a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder.

Não podemos falar bem dessa politicagem, mas grandes homens Mineiros fizeram muito pelo país, tais como:

Afonso Pena - presidente da República (1906-1909)
Venceslau Brás - presidente da República (1914-1918)
Delfim Moreira - presidente da República (1918-1919)
Epitácio Pessoa - presidente da República (1919-1922)
Artur Bernardes - presidente da República (1922-1926)

Esses foram os presidentes mineiros no período da Política do café com leite.

Um homem que foi muito almeijado no poder supremo do país foi Tancredo Neves, Mineiro de São João Del Rey, foi vereador em sua cidade, depois deputado federal, chegou a ser Presidente do Banco do Brasil, nomeado por JK, foi Senador e grande governador Mineiro, renunciou no meio do mandato, para concorrer a presidência da republica, Tancredo Neves, na ocasião da campanha presidencial, disse: Se eu tiver 500 votos do meu partido, (PDS), nem Deus me impedirá de ser o presidente da República. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes dele tomar posse, sua campanha foi muito desgastante, ele adoeceu, e veio a falecer.

Apesar de terem vários outros grandes políticos mineiros históricos, a bola da vez é Aécio Neves, ninguém menos que o neto de Tancredo, no meio de seu segundo mandato como governador em Minas Gerais, fez um ótimo trabalho no Estado, apesar de adorar um imposto, Aécio acabou com todas as divídas de Minas, colocou os salários do funcionalismo público em dia, por “increça que parível” diminuiu seu próprio ganho como governador, e fez Minas ter um crescimento 3% maior que a média brasileira, cerca de 9% ao ano, números comparados aos Tigres Asiáticos, trazendo uma expansão economica maravilhosa ao Estado, atraindo investidores, e deixando os mineiros felizes da vida, e se tornando um ótimo nome para concorrer ao maior cargo político do país.

O Brasil está com saudades de Minas, e entre vários possíveis candidatos, Aécio Neves tem feito um bom trabalho por um certo trampolim para a presidência, se eleito espero que continue fazendo esse bom trabalho por todo o país, matando a saudade dos brasileiros por políticos mineiros competentes. Será?

Texto escrito pelo nosso parceiro Wendel Araújo, do Isto é um ESPANTO!

Nenhum comentário: