dezembro 27, 2008

A Difícil Convivência Social


A Difícil Convivência Social

Ninguém é igual ao outro. O que torna a convivência mais difícil. Mas se pensarmos por outro lado, se fôssemos todos iguais a vida não teria sentido. As descobertas estão nas diferenças. Mas nós preferimos ignorá-las.

“Amai aos outros como eu vos amei”. As pessoas não estão mais obedecendo as palavras de Cristo. O próximo está ficando de lado. Por ser diferente? Muitas vezes sim. Uma deficiência, uma cor de pele, um jeito de falar e muitos outros fatores têm deixado muita gente excluída. Nem todos sabem conviver com as diferenças.

A vida é um constante vir a ser. O preconceito se tornou uma barreira, uma separação entre o que é bom e o que é ruim. Todos têm direito iguais e é assim que deve ser. A intolerância e a falta de compreensão para com os outros tem gerado conflitos na sociedade. Onde está o amor? O amor fraterno é raro de se ver. A vida nos tornou egocêntricos.

Enfim, a convivência social não é fácil mas exige que se tenha o mínimo de respeito. O problema está é com a gente, e não com o outro. Antes de querer mudar o próximo, é preciso mudar a si mesmo. Procurar entender o que há de errado é um bom caminho. E saber aceitar e amar a todos pode ser uma solução.

Nenhum comentário: