outubro 28, 2008

Um desafio que precisa ser superado

O que está acontecendo com esse mundo? Onde vamos parar?

Na última quarta-feira, dia 22 de outubro, o candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, correu perigo de morte pelo fato de sua cor. Isso mesmo. O racismo existe na maior potência. E com um candidato à presidência. Dois jovens foram presos por tentar assassiná-lo. E mesmo assim, Obama afirma que não está preocupado com o fato, como declarou nesta terça-feira, 28.

Mesmo tendo declarado que não está preocupado, Obama está sendo escoltado pela polícia secreta. Ele já havia sofrido ameaças anteriormente.

O que acontece no mundo? Uma pessoa negra não pode mais se candidatar? Quer dizer que se o próximo papa for negro, vão querer matá-lo? Onde isso vai parar? Os americanos são muito orgulhosos e parece que alguns querem ser uma raça pura.
Não existe raça pura. Todos somos mestiços. O mundo hoje é uma mistura de etnias.

Barack Obama está nos holofotes dos Estados Unidos e do mundo. Talvez por ser um candidato negro disputando a presidência. O fato é que ele está movimentando as eleições desse ano. Acredita-se que o número de eleitores que irão às urnas será muito maior. Mas, mesmo assim tem alguns que não aceitam o fato.

O que será que os racistas têm na cabeça?Será que eles pensam que outras raças são inferiores a eles? Essa diferença não existe. Somos todos iguais perante alei do mundo. Se Obama vencer estas eleições será uma revolução total para o modo de pensar. Pois a maior potência mundial terá um presidente negro. Sendo que a ministra de Negócios Estrangeiros ou Relações Exteriores americana, Condoleezza Rice, também é negra.

O racismo, como se diz, é um pré-conceito, ou seja,um conceito formado antes que se conheça. São idéias precoces que se formam de alguém antes da verdadeira realidade.
Muitas pessoas sofrem com isso hoje. Muitos não conseguem emprego, não podem freqüentar lugares. Tudo por que são de outra cor. Mas qual é a diferença?

É pra deixar alguém indignado mesmo. Que diferença faz se a pessoa é branca, negra, amarela ou índia? O que importa é o caráter da pessoa, o que está por dentro. Obama diz que a América não é racista. Otimismo demais gera exagero. E o continente tem sim racistas marginalizados. O que está faltando é uma conscientização maior em casa e nas escolas.

“Esse é o berço da educação humana.”

Por: B.


Nenhum comentário: